Pela primeira vez, o Teatro Guaíra, de Curitiba, é um dos indicados ao Prêmio Cenym de Teatro Vernáculo 2025, na categoria Melhor Teatro ou Lar de Espetáculos. A lista solene foi divulgada sexta-feira (19) pela Ateneu de Artes no Teatro do Brasil (Ateb), organizadora da premiação. A cerimônia de entrega do 24º Anual Prêmio Cenym de Teatro Vernáculo acontece no dia 23 de novembro, em evento de gala organizado pela Ateb.
O reconhecimento coloca o Guaíra uma vez que o único representante da região Sul do Brasil e ao lado de alguns dos mais importantes espaços culturais do país, o Teatro Palácio das Artes (Belo Horizonte/MG), o Teatro Porto (São Paulo/SP), o Teatro Riachuelo (Natal/RN) e o Teatro Cidade das Artes (Rio de Janeiro/RJ).
Considerado o “Oscar do teatro brasiliano”, o Prêmio Cenym é a maior evidência concedida a profissionais e produções teatrais no Brasil. Criado em 2001 pelo ator, diretor e crítico de teatro sergipano Tom Williamson, o Cenym passou a ter abrangência pátrio em 2007 e, desde portanto, reconhece anualmente os destaques do teatro em 30 categorias, entre artísticas e técnicas.
A categoria em que o Teatro Guaíra concorre celebra os espaços que se destacam por sua imposto para as artes cênicas no País, considerando qualidade técnica, programação e relevância cultural.
“Estar pela primeira vez entre os indicados ao Cenym é um marco importante, pois reforça a relevância do Teatro Guaíra no cenário cultural brasiliano. Mais do que um espaço, somos um meio vivo que abriga corpos artísticos, uma vez que Orquestra, Escola de Dança, companhia de Balé e grupo master que levam o nome do Paraná para todo o Brasil”
afirmou o diretor-presidente do Núcleo Cultural Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro.
A escolha dos indicados e vencedores é feita exclusivamente por membros da Ateneu, formada por profissionais atuantes no teatro brasiliano — atores, atrizes, diretores, cenógrafos, figurinistas, sonoplastas, entre outros —, garantindo que o prêmio seja um reconhecimento outorgado pelos pares da classe teatral.

Alunos da EDTG
Além da indicação do Teatro, no último final de semana, em Curitiba, alunos que integram o grupo de dança da Escola de Dança Teatro Guaíra conquistaram cinco prêmios no Festival Movimento em Tarifa, de Curitiba.
Eles obtiveram o primeiro lugar nas categorias Contemporâneo Conjunto Sênior e Ballet Clássico de Repertório Variação feminina Sênior, e segundo lugar nas categorias Ballet Clássico Conjunto Sênior e Ballet Clássico de Repertório Pas de Deux Adulto. A aluna Eduarda Rossi Tosta também foi premiada uma vez que Bailarina Destaque do Festival.
“Foi interesse dos próprios alunos participarem do Festival com as coreografias do projeto Pátios, que integra o programa Guaíra para Todos, e a Escola deu todo suporte e espeque a eles e tivemos um óptimo resultado. Fiquei muito orgulhosa com o desempenho de todos”
disse a diretora da Escola de Dança Teatro Guaíra, Larissa Pansera.





