ana-rosa-helena-ranaldi-fernanda-nobre-espetaculo-teatro-curitiba-1

Peça ‘Três Mulheres Altas’ chega a Curitiba em única apresentação

Entretenimento

Um encontro vasqueiro e poderoso está prestes a sobrevir no palco do Teatro Guaíra. No dia 26 de outubro, Curitiba recebe a montagem do espetáculo Três Mulheres Altas, clássico de Edward Albee, que reúne três grandes nomes da dramaturgia brasileira: Ana Rosa, Helena Ranaldi e Fernanda Sublime.

Foto: Pino Gomes/Divulgação.

O texto, escrito no início dos anos 1990 e vencedor do Prêmio Pulitzer, é considerado uma das obras-primas do responsável, reconhecido por seu humor ácido e pela forma instigante de explorar as relações humanas. Em cena, o público acompanha o embate entre três mulheres em diferentes fases da vida — juventude, maturidade e vetustez — numa narrativa que mistura ironia, reflexão e emoção.

As informações do espetáculo dão conta de que a montagem, dirigida por Fernando Philbert, já percorre o Brasil há quatro anos, com casas lotadas e indicações a prêmios porquê Cesgranrio, Bibi Ferreira e Cenym. Para esta versão, a tradução é de Gustavo Pinho e a produção da WB Entretenimento, de Bruna Dornellas e Wesley Telles.

Na trama, as personagens não têm nomes, unicamente letras: A, vivida por Ana Rosa, é a mais velha, com mais de 90 anos, doente e perdida entre memórias; B, interpretada por Helena Ranaldi, é uma cuidadora que acompanha essa transição; já C, papel de Fernanda Sublime, surge porquê a advogada encarregada de mourejar com as burocracias e os bens da idosa. Entre discussões, confidências e confrontos, a peça coloca a passagem do tempo porquê verdadeira protagonista.

“O texto do Albee nos faz refletir sobre ‘qual é a melhor temporada da vida?’, além de questões sobre o olhar da juventude para a vetustez, sobre a pessoa de 50 anos que também já acha que sabe tudo e, fundamentalmente, sobre o que nós fazemos com o tempo que nos resta. Apesar dos temas profundos, a peça é uma comédia em que rimos de nós mesmos”

analisa o diretor Fernando Philbert.

A novidade montagem é ainda mais peculiar porque marca a volta de um texto que, no Brasil, havia sido encenado unicamente em 1994, logo posteriormente a estreia em Novidade York. Atualizada para o contexto de hoje, a peça joga luz sobre questões femininas, porquê sexo, tálamo, libido, pressões sociais e machismo, mostrando que a obra de Albee continua mais atual do que nunca.

Com humor refinado e provocações existenciais, “Três Mulheres Altas” promete emocionar e divertir o público curitibano em sua única apresentação no Guaíra.

ana-rosa-helena-ranaldi-fernanda-nobre-espetaculo-teatro-curitiba-1
Foto: Pino Gomes/Divulgação.

Serviço

Três Mulheres Altas em Curitiba
Quando: 26 de outubro de 2025 (domingo)
Horário: 21h
Onde: Teatro Guaíra – Guairão (Rua XV de Novembro, 971 – Meio, Curitiba – PR)
Quanto: ingressos a partir de R$ 25, de conciliação com o setor. Venda pelo Disk-Ingressos e também na bilheteria do teatro
Classificação indicativa: 14 anos.