Neste domingo, 12 de Outubro, o Museu Oscar Niemeyer vai oferecer muitas atividades em comemoração ao Dia da Garoto. Haverá o ateliê de geração (colagem); a oficina de movimento, imagem e narrativa; e a pintura de tela com canetinha. As ações não precisam de letreiro prévia e acontecerão no Espaço de Oficinas e no Recinto de Esculturas, a partir das 10h30.
Inspirada no livro “MON em Movimento”, lançado recentemente pelo Museu, a programação contará com um espaço de pintura de tela com canetinha no Recinto das Esculturas, das 10h30 às 16h30. No Espaço de Oficinas, haverá um ateliê de geração (colagem), das 11h30 às 15h30. No mesmo espaço, acontecerá a oficina movimento, imagem e narrativa, com três sessões, às 11h, 13h e 14h. A ação será conduzida pelo artista André Mendes, a escritora Priscyla Espírito e o ilustrador Leonardo Yoorka.
Os participantes criarão um zine (publicação de pequena circulação) a partir de uma experiência criativa e sensorial que une diferentes linguagens artísticas, uma vez que frase corporal, colagem e imagem.

Outras atividades
Além da programação próprio deste domingo, o MON oferece continuamente várias atividades e atrações para crianças e famílias. Entre elas, as esculturas brincantes do MON sem Paredes, na dimensão externa, e a mesa de frotagem na exposição de Poty Lazzarotto (técnica artística de sensação que consiste em colocar uma folha de papel sobre uma superfície texturizada e, em seguida, esfregar um giz de cera para que a textura do objeto seja revelada), na Sala 6.
Outra atração disponível é a mesa de geração da exposição do artista Gabriel de la Mora (Sala 1), onde os visitantes podem utilizar a matéria-prima disponível para fabricar suas próprias obras.

MON em movimento
O livro, publicado pelo Museu Oscar Niemeyer, reflete a originalidade do seu teor. O objetivo principal da publicação é propiciar a interação com o Museu em um trajeto único e lúdrico pelos seus espaços e pesquisas, de maneira prática e divertida.
Escrito por Priscyla Espírito e com ilustrações assinadas por Leonardo Yoorka, o livro percorre todos os setores e etapas do Museu, destacando sua capacidade em atender o público diverso e fomentar a inclusão. A publicação também traz vídeos que inspiram sobretudo as crianças a explorar, testar e fabricar de forma independente por meio das atividades propostas.

Serviço:
MON Dia da Crianças – 12 de outubro
Pintura de tela com canetinha
das 10h30 às 16h30
Recinto das Esculturas
Ateliê de geração: colagem
das 11h30 às 15h30
De quantas formas é verosímil expressarmos as nossas ideias? Nos ateliês de geração, o Espaço de Oficinas fica repleto de propostas para você explorar ao sumo sua originalidade.
Oficina: movimento, imagem e narrativa
Sujeito a lotação
Sessão 1: 11h / Sessão 2: 13h / Sessão 3: 14h
No ateliê de geração, o Espaço de Oficinas atende 60 pessoas simultaneamente e a rotatividade de participantes é por ordem de chegada. A oficina movimento, imagem e narrativa atende até 30 pessoas por sessão. A participação é por ordem de chegada na fileira e está sujeita a lotação. O tempo de espera pode variar de 10 a 60 minutos. Entrada permitido até as 15h30
Para crianças de até 13 anos, é obrigatória a participação de um adulto responsável durante toda a atividade;
Sujeito à lotação de espaço e disponibilidade de materiais.