A programação solene de espetáculos e as feiras especiais do Natal de Curitiba 2025 se encerram na próxima terça-feira (23). A boa notícia é que decorações e brinquedos continuam por mais tempo para a alegria das famílias curitibanas e turistas, que poderão aproveitar as atrações gratuitas no primícias de verão.
Com exceção da roda-gigante da Rua XV, que encerra os passeios no dia 26 de dezembro, a maioria dos carrosséis e trenzinhos seguem até 6 de janeiro (Dia de Reis) e, em alguns casos, até um pouco mais. Veja aquém porquê ficam as atrações a partir do dia 24 de dezembro.
Roda-gigante na Rua XV
Com 22 metros de profundeza, a roda-gigante do Natal de O Farmacêutico na Rua XV de Novembro continuará ensejo até o dia 26 de dezembro – com horário próprio no dia 24/12. A atração gratuita tem 16 cabines com capacidade para até quatro pessoas cada uma (dois adultos e duas crianças), permitindo que 64 pessoas façam o passeio simultaneamente. Há rampas de chegada para pessoas com mobilidade reduzida e necessidades especiais.
Moradores e turistas ainda poderão considerar no calçadão mais famoso do Brasil a árvore de Natal de 20 metros, entre a Parque Dr. Muricy e a Avenida Marechal Floriano Peixoto, e os mantos de luz que se espalham por várias quadras da Rua XV. A atração funciona das 16h às 22h, com exceção do dia 24/12, quando será das 10h às 14h, próximo à Terreiro Osório, no Núcleo.

Carrossel do Parque Tanguá
Durante o dia e à noite, o nostálgico carrossel está destapado para passeios gratuitos até 13 de janeiro. Crianças de até 12 anos podem aproveitar a atração do bairro Taboão. Adultos podem seguir crianças de 0 a 2 anos. O brinquedo tem compartimentos que lembram as “xícaras malucas” dos parques de diversão e, é simples, 30 cavalinhos, que vêm à memória de todo mundo.
A atração também oferece acessibilidade para crianças e adultos com dificuldade de locomoção. Não deixe de considerar ainda a decoração do espaço no bairro Taboão, porquê as três árvores de Natal e os contornos de lux do Belvedere. O carrossel do Natal no Parque Tanguá, que tem patrocínio da PUCPR/Grupo Marista, funciona todos os dias, das 14h às 20h até o dia 13 de janeiro. Nos dias 24 e 31/12, das 10h às 16h. Estará fechado nos dias 25/12 e 1º/1.

Carrossel e trenzinho do Passeio Público
Além da decoração, dois brinquedos do Natal Condor no Passeio Público continuam até o dia 6 de janeiro: o carrossel veneziano e o trenzinho sobre trilhos. O carrossel tem 22 cavalinhos e um banco, o que torna o brinquedo inclusivo para pequenos com mobilidade reduzida. Crianças de até 12 anos poderão aproveitar o carrossel. Adultos vão poder seguir crianças de 0 a 2 anos. O brinquedo está próximo ao portal da Rua Presidente Carlos Cavalcanti.
Já o trenzinho sobre trilhos, instalado próximo à ilhota em que vivem pequenos macacos, poderá levar até 14 crianças. Por conta das atrações do Natal, o Passeio Público vai terebrar, inclusive, às segundas-feiras. Os brinquedos funcionam de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 20h30; e sábados e domingos, 10h às 20h30, no espaço verdejante do Núcleo. Nos dias 24 e 31/12, das 10h às 16h. Estarão fechados nos dias 25/12 e 1º/1.

Trenzinho elétrico na Santos Andrade
Repleto de cores e luzes, o trenzinho elétrico continua até o dia 4 de janeiro, mas em dois locais: até o dia 24 de dezembro no Natal da Terreiro Santos Andrade e, no Passeio Público, a partir do dia 26 de dezembro. O brinquedo tem quatro vagões, que podem receber até 14 crianças e adultos. O passeio no trenzinho, na Santos Andrade, é feito por toda a família em um minicircuito de 250 metros pelo canteiro mediano da rossio.
Os embarques e desembarques ocorrem em duas estações que integram a Fábrica de Brinquedos, ativação da patrocinadora Ligga Telecom. Na Santos Andrade, o brinquedo funciona até o dia 24, das 10h às 16h (horário reduzido), e fecha no dia 25. A partir do dia 26, já no novo endereço, a atração segue o horário do Natal Condor no Passeio Público (até 4 de janeiro). Neste sítio, os passeios começam próximo do Coreto Do dedo e seguem por um rodeio ao volta da atração.