Stellantis está tentando um retorno à Lancia. Deixado por anos para Ludangue, a Lancia lançou recentemente um novo Ypsilon Hatchback e, em breve, reviverá as placas de nome Gamma e Delta. Graças ao seu sucesso sem precedentes, o Delta Integrale é um dos carros mais amados da Lancia e em breve também estará de volta.
Autocar Traziu nossa atenção para um lançamento de terça-feira da Lancia, onde a marca confirmou que o nome “HF integrale” retornará para versões de alto desempenho da gama e Delta. “HF” para aqueles que não conhecem a alta fidelidade, e foi uma gravadora que a Lancia usou para alguns de seus carros com melhor desempenho, como os Stratos, Delta 4×4 e Delta Integrale. Apresentando um elefante distinto no distintivo, Lancia apresentou a linha Ypsilon HF e HF no ano passado.
Foto de: Lancia
A Lancia também está de volta ao rally com o carro Ypsilon Rally4 e o Ypsilon HF Racing, homologado para o rally de entrada6. Em um comunicado anunciando o Ypsilon HF Racing e descrevendo o futuro da sub-marca, a Lancia disse que “a HF se tornará a característica definidora de todas as versões de alto desempenho dentro da nova linha de Lancia: hoje no modelo Ypsilon e em breve aparecerá em 2026 no próximo gama e delta com a integral HF ‘.
O nome da integrale da HF apareceu pela primeira vez no Delta em 1988 para uma versão evoluída do Delta HF 4×4 que estava competindo no grupo A na época. O integrale era um especial de homologação para o carro Delta Rally, com tração nas quatro rodas e um quatro cilindros turbo que tornou o pequeno hatchback extremamente potente. Morreu em 1993 com a versão EVO II de produção limitada. Sua lenda só cresceu desde então.
Autocar relata que o próximo Delta poderia ser gêmeo com o crossover de Opel Mokka. O novo Delta provavelmente andará na plataforma CMP da Stellantis, que pode acomodar a combustão interna e a energia totalmente elétrica. Lancia não disse o que impulsionará o próximo delta. Mas sabemos que os carros da plataforma CMP mais quentes, como o Ypsilon HF, o Alfa Romeo Junior Veloce, e anunciou recentemente o Peugeot E-208 GTI, usa um motor elétrico com 280 cavalos de potência e 245 libras-pés de torque. Autocar Suspeita que este é o trem de força que o Delta HF integrale receberia.
A Lancia nunca fez uma versão de desempenho do Gamma original, um sedan de luxo e cupê construído de 1976 a 1984. Autocar Diz que o novo gama será um gêmeo do DS No8, o novo carro -chefe da marca de luxo francesa da Stellantis.
O renascimento de Lancia por Stellantis não está indo bem. Apesar do novo Ypsilon, suas vendas caíram 72% em maio para apenas 5.627 carros. Isso ocorre em meio a problemas mais amplos em Stellantis, que acabou de nomear Antonio Filosa como CEO para finalmente substituir os tão atraentes Carlos Tavares.
O novo Delta Integrale também tem sapatos enormes para preencher. Enquanto a história da Lancia tem muitos carros, os entusiastas hoje adoram a integrale Delta acima de tudo. Portanto, as expectativas são altas.