Chegou a hora delas. Para onde se olha pelas ruas, praças e parques da cidade elas estão em evidência. Chegou a era da florada dos ipês amarelos e em vários bairros da cidade, porquê Jardim das Américas, Bacacheri, Juvevê, Uberaba, Guabirotuba, Núcleo Cívico e Jardim Botânico, por exemplo, o amarelo está dando o tom das cores nas árvores.
De concordância com Roberto Salgueiro, responsável técnico pelo Horto Municipal da Barreirinha, Curitiba conta hoje com muro de 70 milénio ipês amarelos plantados.
“A florada começa em agosto e segue até o final de setembro. Algumas árvores florescem mais cedo, outras mais tarde. Não são todas ao mesmo tempo. São árvores nativas, resistem muito ao insensível, e são ótimas para a arborização viária”
explicou Salgueiro.
As flores amarelas também completam o cenário da primavera que está se aproximando, com cheiros, cores e temperaturas mais elevadas.
Veja a galeria de fotos:
Quem aproveitou o belo cenário da Rossio Santos Andrade, no Núcleo, na tarde da última sexta-feira (12), foi o ciclista Marcelo Aurélio, morador de Rancho Rio Grande (região metropolitana).
“Parei cá na Rossio Santos Andrade para repousar. Cá é um lugar muito arborizado, confortável para permanecer”
disse Aurélio, que pedala 76 quilômetros por dia quando vai de bicicleta até o trabalho, na Rossio Rui Barbosa.
As árvores floridas também chamaram a atenção dele. “Esses ipês amarelos são muito bonitos, trazem uma sensação boa para a gente, de sossego”, completou o ciclista de 21 anos.
Benefícios das árvores nas cidades
- Auxiliam na purificação e umidade do ar, com a redução da poluição.
- Ajudam a controlar a temperatura urbana.
- Funcionam porquê barreira para amenizar os ruídos nas vias públicas.
- Atuam na manutenção da umidade relativa do ar em nível adequado.
- Causam bem-estar psicológico e físico.
- Servem de abrigo e de sustento para a Fauna Silvestre urbana.











