A chegada de agosto é marcada pela 13ª edição do Festival de Inverno do Núcleo Histórico de Curitiba (FICH), que acontece neste sábado (2) e domingo (3), na Rossio João Cândido, no bairro São Francisco. Neste ano, a programação vai receber uma feira gastronômica e um palco com atrações culturais para toda a família. A programação é gratuita.
Com o tema “Sementes do Porvir”, o festival tem porquê proposta valorizar e preservar as tradições do inverno curitibano, deixando um legado cultural para as próximas gerações e mantendo viva a identidade da cidade.
A Feira Gastronômica será o grande destaque desta edição, funcionando na Rossio João Cândido no sábado, das 10h às 22h, e no domingo, das 10h às 20h. Serão 13 estabelecimentos participantes, oferecendo pratos típicos com sabores e preços variados.
Além de pratos tradicionais e de grande corroboração porquê hambúrguer, pastel e pizza, também serão oferecidos quitutes porquê barreado, caldos de inverno, e batata suíça. Para adoçar deliciosas tortas, e para espantar o indiferente quentão e chopes artesanais.
Programação para toda a família
O festival contará com uma programação artística diversificada. Um palco será montado na Rua Ermelino de Leão, e ainda acontecem apresentações artísticas em uma tenda montada na própria Rossio. Entre os destaques do palco principal estão os shows de Black Maria, Wes Ventura, Jazz Cigano e Marginálias. Também se apresentam o grupo de dança do Projeto Playing For Change, no sábado pela manhã; e o pessoal da Rock Kids, que leva muita música boa para a criancice e para as famílias curtirem a manhã de domingo.
A superfície kids terá leito elástica, jogos gigantes e brincadeiras tradicionais porquê amarelinha, bolinha de gude e elástico.
Durante a feira, o público também poderá conferir intervenções circenses, dança arábico e apresentações de grupos folclóricos, porquê: Anima Dantis (italiano), Einigkeit (germânico), Junak (polonês) e Raízes da Bolívia.

Tours Guiados e Oficinas Gastronômicas
Nos dois dias de evento, o Curitiba Free Walking promove um tour gratuito, levando os participantes a um passeio a pé guiado que revela curiosidades, lendas, além da história do meio histórico da cidade com duração aproximada de 2 horas. O ponto de encontro será no Belvedere da Rossio João Cândido. As inscrições devem ser feitas pelo site: www.curitibafreewalking.com. O projeto é mantido com doações espontâneas dos participantes.
O Senac, parceiro do evento, oferecerá aulas-show gratuitas com diversas técnicas envolvendo produtos com Indicação Geográfica, ou seja, que são originários do Paraná e possuem características e qualidades únicas. As aulas serão de preparo de drinks com camomila de Mandirituba e mel de Ortigueira, sobre o moca do Setentrião Pioneiro e a jornada da erva-mate de São Mateus do Sul. Ainda terá momentos de preparo com queijo colonial de Witmarsum e entrevero à base de pinhão. As oficinas ocorrem às 13h, 14h e 15h, nos dois dias, no Senac Belvedere, com inscrições por ordem de chegada.
O mate ainda é protagonista de outro momento no evento, quando às 10h de domingo (03) acontece a Roda do Mate. Promovida pelo Matte Cultural no Belvedere, essa edição integra a programação do Festival de Inverno do Núcleo Histórico.
Quem quiser estender o passeio pela região pode visitar o Sesc Paço da Liberdade, outro parceiro do festival, que terá programação músico no sábado, às 17h, e exposição de arte gratuita.