feira-sabores-do-parana-curitiba-fds-1

Feira Sabores do Paraná 2025 vai ter ingressão gratuita no Parque Bairigui

Entretenimento

Curitiba recebe, a partir desta quinta-feira (21), a Feira Sabores do Paraná 2025, que promete ser a maior edição de sua história. Depois de reunir 66 agroindústrias familiares no ano pretérito, o evento quase dobrou de tamanho e vai trazer a inconstância e a riqueza dos produtos feitos no interno do Paraná.

Desta vez, serão 120 expositores, com o melhor da produção artesanal paranaense, com destaque para mantimentos e bebidas que carregam tradição e identidade lugar. De quinta-feira (21) a domingo (24), o público poderá conferir de perto os sabores do campo no Núcleo de Eventos Positivo, no Parque Barigui, em Curitiba.

Foto: Tia Nena Produtos Coloniais/Divulgação.

A organização espera receber mais de 50 milénio visitantes ao longo dos quatro dias, movimentando não exclusivamente a economia, mas também fortalecendo a conexão entre produtores e consumidores.

A ingressão é gratuita, e os portões estarão abertos a partir das 16h de quinta-feira (21), em uma oportunidade para comemorar a lavra familiar e valorizar quem leva manjar de qualidade à mesa dos paranaenses.

O propósito do evento é dar visibilidade às agroindústrias familiares, que representam 75% dos empreendimentos rurais no Estado. O setor se destaca na produção de mantimentos uma vez que milho, mandioca, leite, olerícolas, feijoeiro, arroz, suínos, aves, moca, trigo e frutas, e na transformação desses mesmos produtos.

Das agroindústrias selecionadas para a feira, 80% são assistidas pelo Instituto de Desenvolvimento Rústico do Paraná (IDR-Paraná). A instituição mobiliza profissionais em todo o Estado para dar assistência técnica ao pequeno produtor, tornando sua atividade mais rentável e melhorando suas condições de vida.

Aliás, há diversas iniciativas de suporte à inclusão sócio produtiva de agricultores familiares, melhoria da infraestrutura rústico e incentivo ao empreendedorismo. Outra ação do IDR-Paraná é a procura de alternativas para variar a economia rústico, com atividades não agrícolas uma vez que o turismo rústico, o artesanato e a gastronomia, que podem gerar renda para as famílias rurais.

O instituto também incentivou e acompanhou a letreiro das agroindústrias que assiste.

“Desde que a gente começou com a agroindústria e com a letreiro dessa feira, foi o pessoal do IDR-Paraná que ajudou a fazer”

explica Ordilei Dufech, da agroindústria Tia Nena Produtos Coloniais, de Cantagalo, no Sul do Estado.

Ordilei, que já participou do evento no ano pretérito, conta que a expectativa para nascente ano é ainda maior pelas possibilidades que o lugar escolhido proporciona.

“A expectativa é de voltar de caixa vazia. No Barigui dizem que é mais público, estacionamento gratuito e tudo, né? Logo, eu acredito que vai dar mais vendas”

conta.

A Feira Sabores do Paraná também vai reunir produtos premiados de todo Estado. A Tia Nena Produtos Coloniais levará o queijo Olência do Campo, que foi Super Ouro no Prêmio Queijos Paraná, o Queijo Alvinho, que foi prata, e o requeijão cremoso, que foi bronze, além de outros produtos premiados em concursos diversos.

parque-barigui-centro-de-eventos-festa-junina-curitiba-1
Foto: Daniel Castellano/SMCS/Registo.

Aulas-show

Além de ser uma vitrine para a venda de diversos produtos, a feira contará com aulas-show que vão propalar a gastronomia e o turismo do Estado. As aulas serão realizadas a partir das 13 horas de sexta-feira. Serão oferecidas 30 inscrições para cada uma delas, que podem ser feitas no próprio lugar. Interessados também poderão ver online nos canais YouTube da SeabIDR-Paraná ou Adapar.

No mesmo espaço das aulas-show, o Conecta movi MENTE Curitiba Gastronômica irá reunir chefs que mostrarão uma vez que preparar pratos com o uso de pinhão e cogumelos. Os eventos serão gratuitos e realizados na quinta-feira (21) às 16 horas e na sexta-feira (22) às 15 horas.

feira-sabores-do-parana-curitiba-fds-1
Foto: Tia Nena Produtos Coloniais/Divulgação.

Serviço:

Feira Sabores do Paraná 2025
Onde: Núcleo de Eventos Positivo | Parque Barigui – Parque Ecológica Burle Marx, 2518 – Santo Inácio, Curitiba
Horário: quinta-feira (21) – das 16h às 20h / sexta-feira (22) e sábado (23) – das 11h às 22h / Domingo (24) – das 11h às 20h
Ingresso gratuita.