Curitiba vai comemorar meio século de inovação no transporte público com a Exponi 50 – 11ª Exposição de Ônibus Novos e Antigos, que acontece neste sábado (9), das 9h às 17h, na Auto Viação Redentor (Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 14295). A ingressão é gratuita, mas o público é convidado a doar 2 kg de vitualhas não perecíveis, que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade e instituições beneficentes.
A edição deste ano marca os 50 anos do Sistema Expresso de Curitiba, implantado em 1974 e reconhecido internacionalmente uma vez que um dos modelos mais eficientes de transporte coletivo urbano. O sistema serviu de inspiração para o noção do BRT (Bus Rapid Transit), adotado em dezenas de cidades ao volta do mundo.
Criada em 2004, a Exponi se consolidou uma vez que um dos maiores encontros de ônibus do país, reunindo busólogos, estudantes, profissionais do setor, gestores públicos e famílias. Em 2025, o evento retorna à garagem da Auto Viação Redentor, que também sediou a edição anterior, em 2022, quando mais de 5 milénio visitantes participaram e foi registrada a maior arrecadação de vitualhas da história da exposição.
Tradição e novidades
De concórdia com o idealizador Osvaldo Born, a Exponi 50 trará diversas novidades, mas a principal atração segue sendo a tradicional “cereja do bolo” — a apresentação de um ônibus velho totalmente restaurado, exibido pela primeira vez ao público.
“O evento nasceu em 2004 com uma reunião de amigos que colecionavam materiais históricos sobre ônibus. Convidamos empresários com veículos antigos e foi tão bom que virou um tanto profissional. De dez veículos na primeira edição, hoje temos 180 ônibus participando”, contou Born.
Além da exposição de veículos, a Exponi oferecerá shows musicais, rossio de alimento, sorteios de brindes, atrações voltadas ao público feminino e um Espaço Kids para as crianças.
Para o busólogo Bruno Cândido Ribeiro, o evento é um ponto de encontro entre memória e paixão. “O que importa pra nós é saber o ônibus, o serviço, a estrutura. O busólogo é um simpatizante do ônibus. É um evento muito importante porque reúne a história do transporte”, destaca.
Solidariedade sobre rodas
A solidariedade é outro pilar da Exponi. Desde sua geração, o evento já arrecadou quase 14 toneladas de vitualhas, reforçando o caráter social e comunitário da iniciativa.
Mais do que uma exposição, a Exponi 50 promete ser uma submersão entre o pretérito, o presente e o horizonte do transporte público curitibano — uma celebração da cidade que se tornou referência mundial em mobilidade urbana.