espetaculo-nastacia-curitiba-caixa-cultural (1)

Espetáculo ‘Nastácia’ chega a CAIXA Cultural Curitiba

Entretenimento

A CAIXA Cultural Curitiba abre suas portas para um dos espetáculos mais impactantes da cena teatral contemporânea. Pela primeira vez na capital paranaense, o público poderá testemunhar a “Nastácia”, montagem premiada com o Prêmio Shell de Melhor Direção e o Prêmio APTR em 2019. A peça terá dez apresentações, entre os dias 24 e 28 de setembro e 1º a 5 de outubro, prometendo emocionar e provocar reflexões profundas.

Foto: Guto Muniz/Divulgação.

Inspirada em O Idiota, clássico de Fiódor Dostoiévski publicado em 1869, a peça traz à tona a trágica trajetória de Nastácia Filíppovna, personagem considerada uma das mais complexas e dolorosas da literatura mundial.

Em cena, Flávia Pyramo, idealizadora do projeto, divide o palco com Gilberto Gawronski e Lenine Martins, construindo um drama que se desenrola durante a sarau de natalício da protagonista — momento em que ela anuncia um casório forçado, consequência direta da exploração e do doesto que sofreu desde a puerícia.

“Dar vida a Nastácia é habitar um corpo em sobressalto, com o coração rápido e os olhos marejados […]. Sempre que me preparo para reencontrá-la, sinto uma alegria avassaladora… Mas, ao mesmo tempo, vem a dor, porque sei que, ao racontar sua história, estarei encarando os olhos de tantas outras mulheres que vivem essa tragédia real chamada violência de gênero”

conta Flávia Pyramo.

espetaculo-nastacia-curitiba-caixa-cultural (3)
Foto: Guto Muniz/Divulgação.

Encenação que une teatro, arte e verso

A dramaturgia é assinada por Pedro Brício, que destaca o recorte escolhido da obra original: “O pretérito irrompe de repente e toma conta da cena. A força do que acontece está ali. A potência do drama dos personagens é o que arrebata, por ser tão vertiginoso e por se transformar diante dos nossos olhos”.

Com direção contemporânea e uma estética que mistura teatro e videoarte, assinada por Cao Guimarães, a montagem constrói um retrato atual e visceral da personagem. A força do espetáculo já foi reconhecida internacionalmente: em 2025, no Festival Off Avignon, na França, “Nastácia” foi destaque da sátira europeia, sendo chamada de “uma poema luzente” pelo jornal La Terrasse.

Além do palco

Secção da experiência vai além do espetáculo. O cenário de Ronaldo Fraguedo, premiado e indicado em cinco das principais honrarias do teatro brasílio, será exibido em uma instalação exclusiva: “Nastácia no Salão de Dresden”, ocasião para visitação gratuita e guiada nos dias de temporada, às 11h e 16h. As visitas ainda incluem cinco videoartes de Cao Guimarães.

Ou por outra, no dia 27 de setembro, a atriz Flávia Pyramo ministra a oficina gratuita “Experimento Criativo Coletivo”, voltada para atores e não atores. O encontro será das 14h às 18h e procura estimular o processo criativo individual dentro de uma experiência coletiva.

espetaculo-nastacia-curitiba-caixa-cultural (2)
Foto: Geniane Vieira/Divulgação.

Serviço

Nastácia na CAIXA Cultural Curitiba
Quando: de 24 a 28 de setembro e 1º a 5 de outubro
Horários: de terça a sábado, às 20h e domingo, às 19h
Quanto: ingressos a partir de R$ 15 (meia para clientes CAIXA e casos previstos em lei). Venda na bilheteria
Sessão com Libras no sábado 4 de outubro, com bate-papo pós sessão.