A multifacetada artista Cida Airam, nordestina e radicada em Curitiba, há 20 anos, apresenta no próximo dia 15 de janeiro, na 43ª Oficina de Música de Curitiba, o show ‘Feminino Avito’ inspirado nos mitos femininos antigos de culturas afro-asiáticas, e que traz à cena canções autorais em parceria com Maíra Shalém (RJ).
Em um repertório inédito, o projeto mergulha em narrativas femininas ancestrais de xamãs, mães sagradas e figuras míticas que representam a força da natureza e a sabedoria da Terreno cantada por Cida Airam, compositora, des-silenciadora de vozes, educadora, Mulher Ritual e Produtora Músico.
As letras são em português e aramaico proto-cananeu — linguagem ascendente ligado às tradições do Oriente Médio e do setentrião da África — uma vez que forma de reconexão com tempos e vozes esquecidas.
O espetáculo é uma confluência de sonoridades do mundo, com possante influência da música tuaregue, marcada pelas guitarras hipnóticas e modais do deserto, tocadas por homens e mulheres tuaregues. As melodias dialogam com a polirritmia vibrante dos Djembê’s da África Ocidental e com as batidas orgânicas e circulares do derbac arábico, criando uma atmosfera ritualística e envolvente.
Para Cida Airam, “Feminino Avito” é uma experiência que ultrapassa o entretenimento.
“É um chamado à escuta de memórias profundas e coletivas, à reconexão com linhagens femininas silenciadas pela história. O palco se torna espaço de reverência, em que vozes, ritmos e símbolos se entrelaçam para festejar a presença viva da ancestralidade nos corpos, nas vozes e na arte de hoje”
destaca a cantora.
Conheça a cantora
Cida Airam é nordestina, nascida em Natal (RN) e radicada em Curitiba há 20 anos. É Mulher Cisgênero, Parda, Menopáusica e Mãe de um menino de 12 anos. Tem 33 anos de curso artística. Atua uma vez que cantora, compositora, des-silenciadora de vozes, Educadora, Mulher Ritual e Produtora Músico.
É formada em Licenciatura em Música pela FAP-Unespar, Pós Graduada no estudo do Feminino Sagrado pela Faculdade Espírita de Curitiba, Pós Graduada no CIMM (Zelo Integral da Mulher Madura) e possui vários cursos em quina popular e produção músico.
Sua discografia demonstra sua personalidade Multifacetada. Seu primeiro álbum, “Cida Airam” (2015), traz a sonoridade da música nordestina, com vários gêneros musicais oriundos da cultura Afro-Indígena Brasileira apresentando canções em ritmo de Coco, Toré, Carimbó e Baião.
Em seu segundo álbum “Nós” (2016) traz o encontro da música nordestina Brasileira com a música da ilhéu de açores em Portugal com canções de Domínio Público que recebem releituras modernas. O Fandango e o Jongo compartilham da mesma força rítmica de povos que se encontram no Brasil.
No Ep Inspiração (2021), a artista apresenta sua veia uma vez que compositora em novas parcerias musicais que retratam caminhos de sua vida pessoal.
Já em 2025, seu novo projeto é de composições sobre mitos femininos afro-asiáticos em parceria com Maíra Shalém, do Rio de Janeiro, com canções em Português e em Aramaico proto-cananeu, em que a artista também assina uma vez que compositora e produtora músico, em parceria com o produtor músico, Leo Gumiero.
Serviço:
Show Feminino Avito com Cida Airam
Quando: dia 15 de janeiro, às 18h
Onde: Palco no Núcleo – Rossio Osório
Gratuito.