A Imperatriz da Liberdade será a primeira escola do grupo peculiar a entrar na Marechal Deodoro para disputar o título do Carnaval de Curitiba 2026. No sábado (14), às 21h20, a grémio leva ao público uma releitura do enredo autoral Sou flecha, sou a força do teu roda, Senhor da floresta, Rei Caçador, apresentado originalmente há exatos dez anos.
No desfile, a escola revisita a formação de Jefferson Pires, Franco Levada, Heitor Hedeke e Marcos Mano, que marcou a história da Imperatriz ao prometer o título do grupo de entrada em 2016, quando a grémio conquistou, pela segunda vez, o retorno à escol do carnaval curitibano.
OUÇA AQUI o samba-enredo da escola Imperatriz da Liberdade
O samba é devotado a Oxóssi, orixá da caça, das matas, da saciedade e da prosperidade, padroeiro da bateria da escola. Cultuado em religiões de matriz africana porquê o Candomblé e Umbanda, Oxóssi é publicado porquê o rei de Ketu e simboliza a lucidez, o conhecimento, a sabedoria e a procura pelos objetivos. No sincretismo com São Sebastião, é festejado em 20 de janeiro e representado porquê o caçador de uma única flecha, que nunca erra.
A saudação Okê Arô, presente no samba-enredo da Imperatriz da Liberdade, pode ser traduzida porquê Salve o grande caçador, ou O senhor cuja voz ecoa, reforçando a classe místico que conduz o desfile.
A apresentação na avenida contará com 13 alas e três carros alegóricos, reunindo muro de 400 componentes. Os integrantes da Imperatriz participam ativamente de todas as etapas de preparação do desfile.
“A Imperatriz da Liberdade é um grande quilombo, uma grande família. Cada componente está dando sua taxa, coletividade que vem dos povos de matriz africana, tal qual a escola é formada, em sua maioria, por descendentes”
afirma o vice-presidente da grémio, Alexandre de Oxóssi.
A trajetória da Imperatriz da Liberdade é marcada pela ancestralidade africana, com o instruído aos orixás sempre presente em seus enredos. Segundo Alexandre, de combinação com as tradições afro-brasileiras, Oxóssi é o orixá regente do ano de 2026, trazendo direcionamentos, proteção e transformações a cada novo ciclo.
História da Imperatriz da Liberdade
Em 2025, a Imperatriz da Liberdade conquistou o título do grupo de entrada do Carnaval de Curitiba e garantiu seu retorno ao grupo peculiar neste ano. O enredo vencedor, Yabás, Mulheres Guerreiras, criado por Alex de Souza e Panela, celebrou as orixás femininas, as forças da natureza e a ancestralidade africana.
Fundada em 2013 por Jefferson Pires, a escola tem sede no bairro Sítio Encurralado, onde mantém o projeto Núcleo Cultural Imperatriz da Liberdade, devotado ao desenvolvimento de atividades carnavalescas e culturais voltadas à comunidade lugar.
Letra do samba-enredo da Enamorados do Samba
Oxossi rei de Ketu, rebento de Yemanjá
Oxossi guerreiro
A minha escola vem saudar
Odé odé hoje tem sarau no congar
Mãe África celeiro de tantos rituais
Terreno da magia panteão dos orixás
Veio de Luanda pra reinar de setentrião a sul
Certeira sua flecha reluziu no firmamento azul
Na extremidade do igarapé
Quero ver você balancear
É folha de Jurema Mestiço saravá
Mistérios vamos revelar
Ogum irmão
Pareceria que não lacuna
Unidos eles vencem em qualquer guerra
A lua ilumina todo o caminhar
Na povoado Oxossi gira
Senhor das matas protetor dos animais
Patrono do candomblé
Do paixão de oxum nasceu Logun Éde
Seus filhos têm a força e a nobreza Sabedoria e riqueza
E fazem carnaval pra te exaltar
Okê arô
É um esquina de fé
Salve Oxossi caçador
A Imperatriz vem trazendo o seu Axé
E na avenida vem batendo o seu tambor