O inédito espetáculo gratuito no cartão-postal mais visitado de Curitiba é a grande estreia desta terça-feira (9) no Natal de Curitiba. O músico “O Sonho do Papai Noel” terá sua primeira apresentação, às 19 horas, e promete uma experiência única de música, dança e luzes.
No dia ainda ocorre a segunda apresentação do Natal no Instituto de Instrução, às 19h30, e três outros espetáculos para toda a família do Rodeio de Natal do Núcleo: os musicais Abrace o Mundo (20h) e A Memorável Fábrica de Emoções (21h), do Natal na Rossio Santos Andrade; e Um Sonho de Natal na Ilhéu das Ilusões do Natal Condor no Passeio Público, com a divertida Família Capivara (19h15).
Com um palco já montado entre as escadarias que levam à estufa do Jardim Botânico, a superprodução “O Sonho do Papai Noel” é um músico com figurinos impactantes, ritmos modernos, projeções e show de luzes.
A montagem conta com um elenco de 60 artistas, entre atores e bailarinos, que vão apresentar a lúdica história do Bom Velhinho e seus lémures, que preocupados com as tristezas que acontecem no mundo (lazeira, desigualdade e guerras), buscam a construção de um lugar melhor. Moradores e turistas irão se surpreender com um dos mais grandiosos shows do programa natalino da cidade.
As apresentações, com produção da Instalação Cultural de Curitiba e direção de João Luiz Fiani, têm patrocínio do Festtone e Super Muffato.
Exclusivamente no dia da estreia, nesta terça-feira (9), o músico será encenado às 19h. Nos demais dias, será sempre às 19h30 até o dia 23 de dezembro. Por conta da programação de Natal do lugar, até o dia 23 de dezembro, o Jardim Botânico ficará lhano até às 20h30 (normalmente, fecha às 19h).
Cenário único
Se não bastasse a formosura da imponente estufa e do jardim galicismo, o cenário do espetáculo O Sonho do Papai Noel será ainda mais impactante com dois outros elementos cenográficos: a árvore da vida de 8 metros com 7,5 milénio vasinhos de flores sálvias vermelhas e a estrela de Belém de 30 metros de comprimento, cada uma ladeando a famosa estrutura de vidro do Jardim Botânico.
O palco também é uma atração à secção. O repto proposto pelo arquiteto Fernando Canalli e pela equipe do Ippuc foi executado pelo cenógrafo e diretor de arte, Daniel Marques, que decorou a estrutura montada de forma a integrar o palco às escadarias e à paisagem do espaço verdejante. O palco inclusive é todo verdejante com aplicações de estrelas douradas.
Figurinos exclusivos
Os figurinos exclusivos do espetáculo foram criados pela artista visual Sandra Hiromoto, premiada na França com o Prix Spécial 2011 do Salon du Carrousel du Louvre. Ela pintou artesanalmente 25 saias e 12 calças criadas para O Sonho do Papai Noel. São peças que serão usadas por secção do elenco e que trazem desenhos únicos. Tudo pintado à mão.
Vermelho, verdejante, dourado e branco compõem a paleta escolhida pelo figurinista Eduardo Giacomini, responsável pela concepção visual do espetáculo e quem convidou Sandra para a parceria de geração dos figurinos do espetáculo O Sonho do Papai Noel.
Em caso de mau tempo, as atrações ao ar livre do Natal de Curitiba (inclusive os brinquedos ao ar livre, porquê carrosséis, trenzinhos e roda-gigante) podem ser suspensas, canceladas, adiadas ou transferidas para locais cobertos.