O Natal de Curitiba, que há décadas encanta moradores e turistas, guarda histórias que nem todo mundo conhece. Muito antes das grandes atrações atuais, eram as decorações, os presépios em locais públicos e os tradicionais passeios noturnos que transformavam a cidade em um cenário iluminado.
Agora, essa memória afetiva ganha vida em imagens raras, resgatadas pelo Registo Público Municipal e divulgadas pela Prefeitura. Em uma delas, de 1991, o portanto prefeito Jaime Lerner aparece na Boca Maldita ao lado do Papai Noel, abrindo oficialmente o Natal de Curitiba. Confira aquém.
Natal na Boca Maldita
É verosímil perceber que o lugar foi cuidadosamente decorado com luzes e motivos natalinos, que se estendiam pela Rua XV de Novembro, tradicional polo de transacção da capital.
As empresas sempre tiveram participação marcante no Natal de Curitiba, contribuindo para ampliar a sarau. Entre as participações mais emblemáticas, está a do idoso grupo empresarial Hermes Macedo.
Papai Noel HM
Em uma estação quem não existiam shoppings para tirar fotos com o Papai Noel, o Natal das Lojas HM marcou gerações. Além do enorme círculo que era instalado na Rua Barão do Rio Branco (uma vez que mostra a foto do montão de Raul Janz), e os desfiles de carros alegóricos, tinha chegada triunfal do Papai Noel HM. Teve uma ocasião que o bom velhinho deu folga para as renas e chegou de helicóptero no Estádio Couto Pereira para o delírio de milhares de crianças.
Muito trabalho
Para simbolizar a tradicional grandiosidade, o Natal de Curitiba sempre deu muito trabalho, exigindo a dedicação de vários anônimos. Nos anos 1970, cabia aos artesãos do idoso Núcleo de Originalidade montar as estruturas, o que exigia muita soldagem e ajustes.
O imponente prédio da Universidade Federalista do Paraná (UFPR), na Rossio Santos Andrade, sempre foi um dos pontos fortes do Natal de Curitiba. Uma imagem dos anos 1990 retrata todo o esplendor da montagem do presépio de Natal, ricamente decorado com muitas luzes.
Estrela da sarau
Mas mesmo com todos os adereços e efeitos visuais tradicionais do período natalino ao longo da história, a figura inspirada em São Nicolau de Mira, é indispensável. Em uma imagem de 1966, a chegada do Papai Noel mobiliza crianças em famílias que fazem uma recepção privativo para a estrela da sarau, publicado pela nobreza de entregar um presente para cada um que acredita que nesta estação do ano o paixão possa dimanar em todos os corações.




