características, data de lançamento e muito mais

características, data de lançamento e muito mais

Tecnologia

GPT-5 É um dos desenvolvimentos mais esperados de Openai E há indicações que sugerem que seu lançamento é iminente. Estamos falando de um novo modelo de linguagem que promete aumentar a fita no segmento generativo de inteligência artificial, que está passando por uma evolução em um ritmo frenético.

Os rumores sobre o GPT-5 estão em circulação há muito tempo. No entanto, a estréia da tecnologia foi afetada por vários fatores que causaram seu atraso. Esperava -se que sua estréia ocorresse no meio do ano passado, mas isso nunca concretizado. A empresa levantou a falta de poder de computação e na priorização de outros projetos – modelos de família ou SORA, por exemplo – referindo -se a atrasos.

Agora, a história parece ser diferente e é por isso que queremos tirar proveito de revisar o que foi revelado sobre isso até agora, oficial e não oficialmente. Se as últimas revelações estiverem corretas, Não teríamos que esperar muito tempo para que o Openai formalize a estréia de sua nova IA e implemente -a no ChatGPT.

As principais características do GPT-5

Sam Altmano CEO do OpenAI está falando sobre o GPT-5 há muito tempo e o notório salto evolutivo que representará em comparação com seus antecessores. Apesar de não revelar nada sobre suas especificações técnicas, o empresário comentou várias vezes ao longo do ano passado que o novo modelo de idioma ridiculará o GPT-4.

Obviamente, essa afirmação não é suficiente para formar um público que se acostumou a um ritmo de avanços vertiginosos. Um fato interessante que foi confirmado no início deste ano é que O GPT-5 integrará os recursos de raciocínio da O3que o ratificará como uma proposta ideal para casos avançados.

No entanto, essa novidade não se limita ao estritamente técnico. Altman confirmou que a O3 deixará de ser oferecida como modelo independente quando o GPT-5 for lançado, tanto no ChatGPT quanto na API do Openai. O objetivo perseguido pela startup é que seu próximo modelo de idioma é a etapa inicial no caminho da unificação das famílias GPT e O.

É por isso que o GPT-4.5 é o mais recente modelo de inteligência artificial sem um sistema de cadeia de pensamentos. Para que, do GPT-5, todas as variantes lançadas incorporem a tecnologia necessária para pensar e raciocinar suas respostas.

No mês passado, foi relatado que o primeiro benchmarks do GPT-5 em tarefas de programação mostrou desempenho brutal. Em comparação direta com Claude Sonnet 4de antropia, a tecnologia da Openai presumiu um desempenho superior. Portanto, seria uma das IA mais poderosas aplicadas ao desenvolvimento de software.

O GPT-5 será a opção padrão do ChatGPT, mesmo em sua versão gratuita

OpenAI navegador web | GPT-5OpenAI navegador web | GPT-5

Outro fato importante a considerar o GPT-5 é que Sam Altman também confirmou este ano que O novo modelo será a opção padrão do chatgpt. O modelo de idioma aumentará todas as versões do chatbot, incluindo o gratuito. Obviamente, para aqueles que usam a versão sem custo, haverá algumas limitações e haverá um limite de disponibilidade, mas ainda promete desempenho formidável.

Aqueles que estão inscritos no ChatGPT Plus poderão acessar o GPT-5 com um nível de inteligência mais alto. Enquanto para aqueles que pagam a versão Pro, que custa 200 por mês, uma variante ainda mais poderosa estará disponível. Segundo Altman, a tecnologia será integrada a todas as ferramentas do bot, como a pesquisa na web, o modo de pesquisa profundo, o assistente de voz e a tela.

Quando é lançado?

Como mencionamos no início do artigo, há indicações de que a estréia do GPT-5 é iminente. Conforme relatado em julho, o OpenAI lançaria seu modelo de idioma no início de agosto e especularia o que pode ser concluído durante esta semana.

Ontem, a empresa anunciou ISSE GPTseus novos modelos de linguagem aberta. A tecnologia está disponível em duas versões que equivalem ao desempenho a O3-mini e O4-mini, e a menor pode ser executada em um laptop com 16 GB de RAM. Antes deste anúncio, Altman havia publicado no X (Twitter) que o OpenAI também planejava “uma ótima atualização” até o final da semana.

Portanto, não seria estranho se o GPT-5 for apresentado na sociedade Entre hoje e sexta -feira. A expectativa do público está em níveis muito altos e o Openai está ciente disso. De fato, o próprio Sam Altman estava usando abertamente o ChatGPT dirigido por esse modelo para solicitar recomendações de uma série.

E se for para gerar modao chefe da startup californiana deixou claro que Suas aspirações são bastante ambiciosas. “Algum dia, em breve, algo mais inteligente do que a pessoa mais inteligente que você conhece funcionará em um dispositivo no seu bolso, ajudando você com o que você quiser. Isso é muito notável”, publicou ele. Um comentário que não apenas parece ser uma piscadela para o GPT-5, mas também o primeiro dispositivo que o OpenAI planeja lançar no próximo ano em colaboração com Jony Ive.