O que começou uma vez que uma saída criativa em meio à crise da pandemia, se transformou em um verdadeiro exemplo de superação e empreendedorismo na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Matheus Henrique de Lima Pereira, de 25 anos, é o rosto por trás do Chico’s Burguer — uma hamburgueria que nasceu da urgência e cresceu com pedestal da comunidade, amigos e muita força de vontade. Há uma semana, o rapaz realizou seu maior sonho: abriu o salão para receber as pessoas.
Tudo começou em 2020, quando Matheus teve o contrato encerrado em uma multinacional e foi buscar um novo caminho em um estágio. Mas com a chegada da pandemia, veio também um incisão no estágio — e foi aí que ele encontrou nos hambúrgueres uma possibilidade real.
“A gente embarcou naquele momento, na oportunidade que estava tendo, que era o delivery. Quarentena, todo mundo em vivenda, ninguém saía, os estabelecimentos fechados funcionando o delivery. E a gente embarcou nessa”.
contou Matheus Henrique de Lima Pereira.
Com ajuda do companheiro Guilherme Ferreira Cidade, de 18 anos, montaram uma cozinha improvisada com uma placa, fritadeira e alguns condimentos. Tiraram fotos dos lanches, montaram o cardápio e, sem verba para publicidade, apostaram no que tinham de mais valioso: a rede de pedestal.
“A gente fez fotos para o cardápio, fizemos tudo ali muito manual e a nossa força para conseguir vender foi o povo, os nossos amigos, famílias, pessoal da igreja, todo mundo divulgando, compartilhando”.
A primeira venda foi em julho de 2020. Venderam tudo que tinham pronto e entenderam que havia um grande potencial ali. No entanto, com o término da pandemia, veio o retorno às aulas e a rotina da faculdade de governo, Matheus pausou o projeto — mas a teoria nunca foi esquecida.
Reativou o sonho
Em 2024, com mais experiência e ainda mais vontade, ele decidiu apostar de novo no sonho. Voltaram com o Chico’s Burguer, mais uma vez da cozinha de vivenda, e o sucesso foi repentino.
“Conseguimos escalar as vendas, deu tudo manifesto, pessoal divulgando, a comunidade cá é muito possante, e deu tudo manifesto. Chico’s Burguer, logo, de janeiro de 2024 até julho de 2024, estava lá na cozinha da minha vivenda. Depois disso, a gente pegou um pontinho perto de vivenda, mas ainda delivery”.
disse Matheus.
O prolongamento foi procedente. Com muito esforço e persistência, conseguiram alugar um espaço maior e começaram a reforma — tijolo por tijolo, superando cada repto. O resultado? Um novo salão, pronto para receber as famílias do bairro com conforto e sabor.
“A gente começou a reforma, com muita luta, muita dificuldade. E agora inauguramos o nosso salão. É um envolvente familiar para trazer pais, filhos. A gente pretende colocar playground para as crianças daqui um tempo, mas a gente está prezando por esse envolvente, um envolvente familiar, que você consiga vir, manducar, sentar com a sua família”
detalhou o rapaz.

Hamburgueria da comunidade
Mais do que lanches saborosos, o Chico’s Burguer oferece hoje um espaço de encontro e afeto. É o único salão do tipo na vila, com capacidade para receber muitas pessoas. E os planos não param por aí.
“Hoje cá na vila é o único envolvente com essa capacidade de pessoas para manducar no sítio. Portanto a gente já tem essa vantagem e a gente tem certeza que vai ser um grande sucesso cá na nossa vila, no CIC. E a gente já tem ideias de expansão também para que a gente consiga crescer mais e mais e escalonar o nosso negócio”
adiantou.
Matheus faz questão de reconhecer o parceiro de jornada. Isso porque, sem Guilherme, ele acredita que não teria conseguido. Hoje, são cinco funcionários na hamburgueria.
“No primícias foi muito difícil. E no primícias as coisas precisam de muito esforço. E o Guilherme teve essa coragem, essa coragem, e permaneceu firme comigo até hoje. E tenho certeza que vai continuar comigo também. E hoje a gente já está cá com o pessoal completo, vamos operar com cinco pessoas na loja”.
Mais do que uma hamburgueria, o Chico’s Burguer é a prova de que crer, persistir e recontar com quem está por perto pode transformar sonhos em veras. E isso é só o primícias. A hamburgueria fica na Rua Marco Campos, 257, na Cidade Industrial de Curitiba. O horário de funcionamento é das 19h à meia-noite, de segunda a segunda.